Especialista em Eflúvio telógeno
Condição pode trazer muito incômodo e coceira no couro cabeludo
Condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo, o eflúvio telógeno geralmente é percebido no ralo do chuveiro ou na escova de cabelo.
Dividida em aguda e crônica, essa condição pode trazer muito incômodo e coceira no couro cabeludo. Além disso, traz constrangimentos ao paciente e pode se agravar com o passar do tempo.
Um
especialista eflúvio telógeno
, como a Dra. Damaris Ortolan, é o profissional mais indicado para tratar essa condição. Isso porque ela conduz uma avaliação minuciosa do paciente, suas necessidades e especificidades. Só depois é que investe na melhor abordagem para combater o problema.
Eflúvio telógeno agudo
Relacionado a algum evento (gatilho), esse tipo de eflúvio telógeno eleva a quantidade de fios que caem diariamente.
Em geral, as principais causas são pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias e estresse.
Alguns tipos de medicamentos também podem desencadear o problema. Por isso, uma consulta com especialista em queda de cabelo, como a Dra. Damaris Ortolan, é fundamental para identificar o motivo e melhor tratamento Eflúvio telógeno
.
Eflúvio telógeno crônico
Nesta fase, os fios caem muito, porém a longo prazo, diferentemente da situação aguda. Existem ciclos de aumento dos fios na fase de queda, de forma cíclica. Essa situação pode ocorrer uma ou duas vezes por ano ou a cada dois anos, dependendo do paciente.
Com grande perda de volume e comprimento, o eflúvio telógeno crônico pode estar relacionado à tireoidite de Hashimoto.
Embora tenha duração autolimitada, ou seja, com duração específica, o eflúvio necessita de tratamento. Dra. Damaris Ortolan é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especializada nesse tipo de caso.
Após uma avaliação, ela pode indicar uma abordagem para combater essa condição, que pode acompanhar a alopecia androgenética (calvície) ou alopecia senil.