Identificamos o fator desencadeante da rosácea para prescrever o melhor tratamento para cada caso.
Você sofre de vermelhidão nas bochechas, nariz, queixo e testa? Essa condição pode ser rosácea, sabia? Nesses casos, além do tom avermelhado, a pele pode evidenciar vasos sanguíneos em áreas centrais da face, pequenas espinhas avermelhadas, algumas com pus, trazendo incômodos ao paciente, conforme relata a Dra Damaris Ortolan.
Os sintomas iniciais da rosácea podem ser confundidos por muitas mulheres como acne ou fatores da menopausa. Quem sofre de rosácea geralmente sente que a pele está ardendo ou pinicando, além de sentir os sintomas se agravarem ao ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos quentes. Quando se expõe ao calor e sol ou realizar exercícios físicos também pode sentir o incômodo.
Dra. Damaris Ortolan, explica que a incidência de rosácea é maior em mulheres e em pessoas de pele, cabelo e olhos claros. A doença é mais comum entre 30 e 50 anos de idade. As mulheres podem ter mais pré-disposição pelo uso dos cosméticos.
Microrganismos como o Demodex folliculorum, o Demodex brevis e o desequilíbrio do sistema imune também estão relacionados ao aparecimento da Rosácea.
Embora as mulheres sejam mais acometidas, os sintomas nos homens costumam ser mais graves. Entretanto, a avaliação de uma especialista em rosácea é fundamental para identificar o que desencadeou a doença e prescrever o melhor tratamento.
Sintomas
A Dra. Damaris Ortolan lista alguns dos principais sintomas:
Períodos de sensação abrupta de vermelhidão e calor na pele;
Dilatação de pequenos vasos permanentes;
Persistente eritema facial;
Presença de pápulas e pústulas semelhantes a espinhas;
Ocorrência de nódulos, que podem formar placas granulomatosas;
Espessamento irregular e lobulado da pele do nariz, podendo atingir a região frontal, malar (maçãs do rosto) e pavilhões auriculares;
Alterações oculares como irritação, ressecamento, blefarite, conjuntivite e ceratite;
Por estas razões, evite tomar banhos com a água muito quente, consumir bebidas alcóolicas e alimentos muito quentes e picantes.
Tipos
Uma das doenças mais atendidas pelos dermatologistas, a Rosácea, tem vários subtipos e o tratamento é baseado de acordo na identificação deste subtipo.
Nos subtipos, tem-se a rosácea Eritemato telangectásia, a rosácea Ocular, a rosácea Fimatosa e a rosácea Papolopustulosa. E muitas vezes, estão mescladas e coexistindo. O tratamento vai ser direcionado de acordo com o subtipo, como mencionado.
Por exemplo, aquele paciente que chega na clínica em Perdizes, São Paulo, e tem aquela pele sensível e vermelhidão persistente, muitas vezes, o tratamento com luz intensa pulsada vai trazer muito mais benefício do que ficar passando medicamentos tópicos.
Mas tem uma coisa que não muda, uma boa rotina de skincare vai fazer parte do tratamento de qualquer subtipo de rosácea. É um dos princípios da rosácea, um defeito na barreira cutânea. É uma pele que vai ter que persistentemente estar sendo hidratada com os produtos corretos. Sempre terá um cuidado a mais com qualquer tipo de ácido e vitamina C que possa irritar essa pele com rosácea.
Skincare para quem tem Rosácea
Quais são os cuidados? Quais são as curiosidades, o que é verdade e o que não é em relação à rotina skincare para rosácea?
Os cuidados com skincare também são bem vindos, como o uso da água termal gelada para contrair os vasos e diminuir a vermelhidão da área da pele. O hidratante com ativos específicos também auxiliam na recuperação da barreira protetora da pele, promovendo uma ação calmante.
Dermatite Seborreica associada a Rosácea
Temos também que ter atenção para algumas nuances, algumas doenças que dificultam o tratamento da rosácea. E é muito comum, por exemplo, a dermatite seborreica, que é uma doença que muitas vezes está presente no paciente com rosácea.
Para a dermatite seborreica, uma boa hidratação ajuda muito. Agora, qual é o tipo sabonete ideal para um paciente que tem tanto rosácea quanto dermatite?
Sabonetes suaves. Loções de higiene que vão limpar a pele sem tirar excessivamente a gordura e evitando, assim, que a pele fica irritada e perca os lipídios e ceramidas. Enfim, a proteção natural.
Protetor Solar para Rosácea
O protetor solar é muito importante para quem tem rosácea. A rosácea tem os famosos triggers. Alimentos condimentados, luz ultravioleta e bebida alcoólica. A proteção solar vai contribuir para diminuir os episódios de exacerbação dessa rosácea, inflamação persistente da pele.
Ácidos para quem tem Rosácea
Já falamos dos sabonetes, que têm que ser suaves. Do hidratante, que é obrigatório independente do tipo de rosácea. Da utilização do protetor solar. Voltando para a questão dos ácidos e da vitamina C, o que acontece com a barreira cutânea? O que o paciente tem que evitar quando tem rosácea, dermatite e uma pele mais inflamada?
A primeira coisa é que quando a pele está inflamada, não adianta querer inventar. Devemos hidratar muito! Depois de um tempo, se quisermos trabalhar textura e qualidade de pele, será sempre fazendo uma mescla da hidratação com algum tipo de texturização.
Vale ressaltar que muitas vezes, a pele do paciente com rosácea não tolera. O que observamos aqui na Clínica em Perdizes, São Paulo, é que às vezes a vitamina C, que é um antioxidante simples na rotina skincare, irrita a pele com a rosácea.
Podemos recorrer a outros tipos de antioxidante. Não é só a vitamina C que existe no mercado. Ácido retinol, ácido retinóico e ácido glicólico, muitas vezes irritam a pele com rosácea. Então, buscamos outras alternativas para que consigamos atingir o objetivo, que é uma rosácea bem controlada e uma pele bem cuidada.
Ácido Hialurônico, todo mundo faz confusão, porque comenta-se que não pode usar na pele com rosácea. Ácido Hialurônico, apesar de ter o nome "ácido", mas é um agente hidratante. Então, o ácido hialurônico pode ser usado na pele com rosácea.
Tratamentos
A rosácea não tem cura, mas pode ser controlada quando da aplicação do tratamento correto, conforme o tipo de rosácea diagnosticado. Como é o tratamento? Temos tratamentos com laser, tratamentos com fotobiomodulação, medicamentos por via oral, antibióticos e até isotretinoína.
A rosácea fimatosa, que aumenta o volume do nariz e do queixo, pode precisar até de procedimentos cirúrgicos. Sempre é importante um profissional qualificado que possa avaliar, classificar o subtipo, tirar as dúvidas e guiar o melhor tratamento para a sua rosácea.
Assista ao vídeo.
A Rosácea Eritemato Telangectasia é o tipo de rosácea mais comum, apresentando a vermelhidão na pele. Nestes casos, além do uso do protetor solar e dos hidratantes recomendados, é muito bem vindo o tratamento com laser ou luz intensa pulsada, para reduzir a vermelhidão e os vasinhos.
No caso da Rosácea inflamatória, Pápula Pustular, tem sintomas parecidos com espinhas ou bolinhas. O tratamento vai incluir cremes que possuem antiparasitários ou antibióticos. Muitas vezes, pode ser necessário o uso de antibióticos orais. O protetor solar e o tratamento com laser também são bem vindos.
Tratamento Rosácea com Laser
Uso de laser ou luz intensa pulsada é eficaz? Para o controle da vermelhidão persistente e dos vasinhos maiores, o tratamento com o laser é muito eficaz, segundo a dermatologista Damaris. Até nos casos da rosácea inflamatória, este tipo de equipamento ajuda no controle da inflação, sem deixar de lado os demais tratamentos.
Luz Intensa Pulsada
Clique aqui e agende sua consulta com a Dra Damaris Ortolan no bairro de Perdizes.
A terapia com Fotoage consiste em uma máscara que possui diodos de alta potência, que ativam células-tronco no paciente, permitindo o estímulo dos processos biológicos do organismo.
Se você apresenta algum desses sintomas da rosácea e deseja melhorar sua qualidade de vida, agende uma consulta.
Dicas
1. Protetor solar e limitar a exposição solar é fundamental;
2. Praticar atividades físicas em lugares arejados;
3. Evitar cosméticos com álcool;
4. Prestar atenção para relacionar episódios da rosácea com atividades ou produtos usados;
Com atendimento humanizado e voltado às necessidades do paciente, Dra. Damaris pode te ajudar a viver com mais qualidade e bem-estar.
A dermatologista particular, Dra Damaris Ortolan, oferece atendimento humanizado e focado às necessidades do paciente, em ambientes acolhedores e privativos.
Agende sua consulta dermatológica no bairro de Perdizes.
O que procura?
Novidades
Novidades nos tratamentos e
tudo sobre a dermatologia