Queloide: o que é e como tratar
O queloide é uma cicatriz volumosa de cor vermelha ou escura, grande e endurecida, podendo surgir em qualquer parte do corpo que passou por algum trauma (como cortes, piercings, tatuagens, cirurgias e queimaduras). Ou seja, é o crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento.
É uma alteração benigna, que ocorre devido o aumento na quantidade de fibroblastos e colágeno durante o processo de cicatrização. Em geral, acontece por causa de tendência genética, mas são bastante comuns em pessoas jovens, entre os 10 e 20 anos, e em afro-americanos, asiáticos e hispânicos. O diagnóstico envolve uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram, incluindo coceiras, histórico médico, até uso de medicamentos ou suplementos regulares.
Diagnóstico Queloide
O especialista pode realizar o diagnóstico de queloide por meio da observação da lesão. Pode acontecer, no entanto, de não conseguir diferenciar o queloide de uma cicatriz hipertrófica. Neste caso, uma biópsia pode ser necessária.
Tratamento Queloide
O tratamento do queloide varia de acordo com o tamanho e localização. Podem ser utilizadas técnicas combinadas, como infiltração intralesional de medicamentos, crioterapia, placas de silicone, laser até remoção cirúrgica.
Somente um dermatologista pode dizer qual o tratamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração. Agende sua consulta com a Dra Damaris Ortolan, clique aqui.