Principais sintomas e tratamentos de Piolhos
Quer saber quais são os principais sintomas e tratamentos de Piolhos? Confira as dicas da dermatologista Damaris Ortolan.
Mais comuns entre crianças na faixa etária escolar, os casos de pediculose são considerados uma praga milenar. O famoso piolho é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas (hospedeiro) e se reproduz com bastante rapidez. Não pula e nem salta, ele se arrasta, por isso é transmitido por meio de contato direto entre a pessoa infectada e a não infectada. 👥
O principal sintoma é a coceira intensa na cabeça, causada pela sensibilidade dos componentes da saliva do piolho, e que pode demorar algumas semanas depois do inicio da infestação para surgir. A suspeita pode ser confirmada com a identificação de lêndeas e piolhos a olho nu ou com auxílio de um pente-fino.
O melhor jeito de evitar é observar sempre a cabeça das crianças, para iniciar o tratamento de piolho o quanto antes, e instruir para não usarem escovas de cabelo ou bonés dos colegas de escola.
Atualmente existem diversos medicamentos disponíveis, inclusive orais, e a indicação vai depender da quantidade de piolhos e do tipo de infestação.
Normalmente é necessário somente uma aplicação, mas após uma semana de uso é indicado verificar o couro cabeludo para checar se ainda há sinais de infestação.