Dermatologista fala sobre a acne na gravidez da Marília Mendonça
As últimas postagens da cantora sertaneja Marília Mendonça reacenderam a discussão sobre a acne na gravidez.
antes e depois… um mês de alimentação regulada combinada com o tratamento da pele indicado pela dermatologista pic.twitter.com/PrbOZKSD1C
— marília mendonça (@MariliaMReal) February 7, 2020
O quadro de acne na gravidez é muito particular, diferentemente do melasma, que está associado ao fator hormonal. De acordo com a dermatologista particular Damaris Ortolan, algumas mulheres nunca sofreram com acne e têm espinhas na gestação, enquanto outras sempre trataram o problema e durante a gravidez alcançam uma melhora.
Normalmente, as espinhas costumam aparecer no primeiro trimestre da gravidez e em maior número em grávidas jovens e com pele que já era oleosa.
Cuidar da acne na gravidez é uma questão de controle, pois os tratamentos atuais não podem ser usados em mulheres grávidas. Mesmo assim, alguns cuidados podem ser tomados para evitar que as lesões se transformem em cicatrizes difíceis de retirar depois.
A dermatologista recomenda usar sabonetes específicos para pele oleosa ou com acne, ajudando a remover o excesso de sebo. Um protetor solar específico também é importante para evitar que as lesões, caso as tenha, causem manchas na pele durante a cicatrização.
Em gestantes, cremes e ácidos só devem ser utilizados após a análise da especialista em acne. Por isso, consulte sua dermatologista antes da auto medicação.
A alimentação é outro capítulo importante. Normalmente as mulheres começam a comer alimentos que não ingeriam anteriormente a gravidez e em quantidades superiores, como o açúcar. Isto, acaba gerando uma maior oleosidade da pele.