Manchas escuras na pele, geralmente com aspecto acastanhado
Dra Damaris Ortolan, especialista em melasma
Conte com uma dermatologista experiente na identificação da profundidade da mancha e qual a melhor abordagem
O melasma é um distúrbio de pigmentação da pele - caracterizado com manchas escuras, geralmente com aspecto acastanhado. Em geral, a superprodução do pigmento melanina leva a hiperpigmentação em áreas como testa, bochechas, têmporas e nariz.
Causas do Melasma
De acordo com a Dra Damaris Ortolan, as causas podem ser diversas, incluindo doenças endócrinas, desequilíbrio hormonal, gravidez, exposição solar sem filtro e fatores hereditários.
Mulheres em período fértil que tomam anticoncepcionais ou fazem reposição hormonal também podem desenvolver melasma pelas alterações hormonais em seus corpos. Ainda assim, mulheres após a menopausa também podem desenvolver melasma.
Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unifesp), aponta que entre 15 a 35% das mulheres brasileiras desenvolvem melasma, principalmente por volta dos 30 anos. Os homens representam apenas 10% dos casos de melasma.
O principal fator desencadeante do Melasma é a exposição aos raios ultravioletas. Países tropicais como o nosso, onde o sol é mais intenso, aumentam o número de pessoas acometidas pelo melasma. Até mesmo, à luz visível, emitida pelas lâmpadas, telas de celulares e computadores podem desencadear o melasma.
Tipos
A dermatologista explica que existem três tipos da doença:
Tipo 1 - Epidérmico: quando há depósito exagerado de pigmento na camada superficial da pele;
Tipo 2 - Dérmico: pelo depósito de melanina ao redor dos vasinhos;
Tipo 3 - Misto: quando o excesso de pigmentação atinge várias camadas da pele.
Por afetar diversas camadas da pele, procurar um dermatologista especialista em melasma para identificar a profundidade da mancha e consequentemente o melhor tratamento é fundamental.
Determinar a origem do problema e investir na medida ideal para combatê-lo é fundamental e evita que as manchas aumentem e se aprofundem.
A Dra. Damaris Ortolan, fala sobre os fatores que desencadeiam e os tratamentos neste vídeo.
Como prevenir?Dica 1 - Protetor solar no rosto não apenas quando se vai a praia e a reaplicação a cada duas horas também é muito importante;
Dica 2 - Evitar a exposição excessiva ao sol e resfriar a pele com a utilização de água termal gelada;
Dica 3 - De acordo com a prescrição da dermatologista, o consumo de comprimidos antioxidantes, auxilia na prevenção dos efeitos de radicais livres;
Tratamentos do Melasma
O inverno é a melhor época para fazer procedimentos como peelings e lasers, por exemplo, que auxiliam no tratamento das manchas na pele como o melasma. Agora, independentemente da época do ano, o uso de um protetor solar com alto fator de proteção e reaplicações ao longo do dia, é fundamental.
O tratamento tem como foco a regeneração da pele com manchas. A remoção das manchas é feita por clareadores como o ácido retinóico, laser, luz intensa pulsada ou até peeling químico.
O tratamento com laser tem como objetivo destruir as células cutâneas hiper pigmentadas. Os possíveis efeitos colaterais normalmente são brandos, podendo incluir inflamação, irritação e sensação de ardor.
MMP
A Microinfusão de Medicamentos na Pele é utilizada no tratamento de inúmeras doenças. O MMP pode ser de grande ajuda também no tratamento. Além de melhorar a qualidade da pele, ajuda na maior penetração da medicação clareadora, como o ácido tranexâmico.
O MMP é um tratamento realizado na própria clínica no bairro de Perdizes, em São Paulo, após a aplicação de creme anestésico.
Este tratamento não exige um tempo de recuperação muito longo. Após a aplicação do MMP, o rosto fica um pouco vermelho e com uma sensibilidade nos primeiros dois a três dias.
Dra. Damaris Ortolan, médica integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia e dermatologista especialista em melasma, avalia cada paciente em uma consulta humanizada e dedicada às suas necessidades no bairro de Perdizes, em São Paulo.
A melhor forma de prevenir o melasma é utilizar protetor solar diariamente. Além disso, roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis são indicados para minimizar a exposição solar.
Entre os hábitos que podemos adicionar ao nosso dia a dia para evitar o aparecimento da melasma está o cuidado a exposição solar. Por isso, o uso de um protetor solar todos os dias é fundamental.
Caso você já tenha a presença destas manchas, o acompanhamento preciso e dedicado do especialista, junto ao tratamento correto para o seu caso, trará um melhor resultado.
A dermatologista particular, Dra Damaris Ortolan, oferece atendimento humanizado e focado às necessidades do paciente, em ambientes acolhedores e privativos.
Agende sua consulta dermatológica no bairro de Perdizes.
O que procura?
Novidades
Novidades nos tratamentos e
tudo sobre a dermatologia