Esfoliação caseira: qual a frequência e quais produtos usar?
Remover as células mortas e estimular a renovação do tecido. Essa é a principal intenção da esfoliação caseira, que deixa a pele mais macia, uniformiza a textura, e a prepara para aplicação de hidratante ou anti-rugas. Mas é preciso alguns cuidados para não exagerar e machucar a pele quando da esfoliação em casa.
A orientação é aplicar o produto na pele úmida com movimentos suaves e circulares, exercendo uma leve pressão. A esfoliação pode ser feita com fórmulas industrializadas, que normalmente contém micro-esferas esfoliantes, ou com escovas de cerdas macias. Também é possível fazer esfoliantes caseiros, sempre mantendo o cuidado de não utilizar muita força.
Outro aspecto importante é a frequência. Esfoliação em excesso pode ser prejudicial, pois deixa a pele mais ressecada. O ideal é fazer apenas uma vez por semana e nunca após depilação. Vale lembrar que não pode ser igual no corpo e no rosto, já que é uma região mais sensível. Por isso deve ser mais espaçada e com produtos adequados ao tipo de pele.
Consulte um dermatologista para o tratamento adequado de acordo com as características da sua pele e resultados esperados.