Cuidados com a pele quando do uso de máscara – Coronavírus
Todos estão usando a máscara de proteção facial ao sair de casa, da necessidade de ida ao supermercado à padaria na esquina. Nestes momentos, o importante é se cuidar.
A dermatologista particular Damaris Ortolan dá dicas dos cuidados com a pele após o uso das máscaras de proteção contra o Coronavírus. Veja alguns efeitos colaterais na pele identificados pela dermatologista:
1 – Piora da acne, para pessoas já atingidas por este quadro;
2 – Surgimento de dermatite, coceira e ardência;
3 – Manchas nas áreas de maior atrito;
E para as pessoas que precisam usar a máscara por um período prolongado (profissionais de saúde), nota-se, em alguns casos, o surgimento de bolhas e ferimentos.
A Dra Damaris dá dicas neste vídeo sobre os cuidados para manter a pele saudável mesmo com o uso da máscara, confira!
O primeiro cuidado é higienizar a pele do rosto ao retirar a máscara de proteção. O atrito, a umidade e o calor, danificam o que chamamos de barreira cutânea. Por isso, indica-se o uso de produtos suaves para a higienização facial, não alterando assim, o micro-bioma da pele.
Fundamental também é hidratar a pele, mesmo as pessoas com peles oleosas. A hidratação da pele com o produto certo, ajuda na restauração da barreira de proteção natural da pele.
Você já tem uma rotina de Skincare (cuidados pessoais) indicada por um dermatologista? Não a deixe de lado neste momento de pandemia. Use todos dos produtos para manter controlada as manchas, melasma, acne, etc.
Importante: evite o uso de maquiagem ou cremes muito pesados que possam obstruir ainda mais os poros em conjunto com a máscara. Cremes com ácidos (retinóico, glicólico e salicílico) também devem ser evitados, pois a aplicação do ácido com o uso da máscara, pode favorecer uma penetração maior do ácido, irritando ainda mais a pele.
E por fim, se tiver algum pequeno ferimento ou bolha na região do rosto, utilize um creme de reparação/cicatrização ou curativos específicos que ajudam na reparação tecidual. Se notar que mesmo assim, a lesão persiste, consulte um dermatologista para uma análise profissional.
Vamos nos manter seguros mantendo os cuidados com a pele quando do uso de máscara.